13. nov

VOCÊ CONHECE OS PRECEITOS DA AUDITORIA E COMPLIANCE TRABALHISTA?

Por

A auditoria trabalhista trata-se de procedimento destinado a investigar eventuais falhas ou desvios dos preceitos contidos na legislação que regem as relações entre Empresas, seus colaboradores e seus fornecedores. É uma medida preventiva que visa diminuir ações judiciais e/ou fiscalizatórias, bem como objetiva fornecer maiores detalhes acerca do cenário trabalhista interno das organizações.
O maior objetivo da realização de um procedimento de auditoria trabalhista é, ao final, atestar que as práticas internas da Empresa estão amplamente em conformidade com as regras trabalhistas e previdenciárias vigentes.

Tal procedimento criará uma ligação entre todas as áreas da Empresa, sendo um instrumento auxiliador na administração e gestão dos negócios. Deste modo, a auditoria também pode ser ensejadora de processos de melhoria na relação da Empresa com seus empregados à medida que permitirá uma melhor compreensão de todas as áreas internas, podendo gerar diversos planos de ações para trazer ainda mais segurança a todos, além do correto funcionamento geral da estrutura corporativa e melhorias na gestão dos recursos humanos.

Listamos, abaixo, algumas vantagens da realização da auditoria de Compliance Trabalhista:

  1. Revelar problemas ocultos na operação corporativa;
  2. Fomentar boas práticas nas rotinas internas;
  3. Prevenção de acidentes do trabalho e casos de assédio;
  4. Autofiscalização e definição de planos de ações;
  5. Evitar pagamento de benefícios indevidos;
  6. Padronização de documentação interna, otimizando tempo na realização de procedimentos burocráticos;

Considerando que complicações legais e ações trabalhistas contra uma Empresa são extremamente prejudiciais à sua imagem reputacional e geram gastos que podem representar quantias consideráveis no custo anualizado da operação, a auditoria trabalhista se mostra como uma excelente opção preventiva para mitigar os riscos a fim de serem evitados demandas e problemas futuros, mostrando-se como instrumento chave para a otimização e organização dos negócios. Vale pensar sobre o tema!